segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Como fazer Rejuvelac

Antes de ensinar a fazer rejuvelac convém que explique o que é e para que serve.

Rejuvelac é uma bebida fermentada a partir de grãos germinados. É uma bebida probiótica que contém bactérias e enzimas que permitem ajudar na digestão de alimentos.
Esta bebida pode ser consumida nesta forma ou poderá ser usada para fermentar queijos vegetais.

E, é então para algumas das receitas de queijos vegetais, que o rejuvelac é necessário.

Receita de Rejuvelac

Ingredientes:
1/2 xícara de grãos integrais (recomendo usar quinoa mas pode-se usar trigo, millet, arroz intergral...)
3 xícaras de água

Instruções:
Comece por arranjar um frasco para guardar o rejuvelac. Este frasco tem de estar impecavelmente limpo para dificultar a formação de bolores.
Deite os grãos para o frasco , cubra-os com água e tape (costumo colocar um guardanapo preso com um elástico). Aguarde cerca de 12 horas.
Passado este tempo, escorra toda a água e lave os grãos.
Coloque de novo um pouco de água nos grãos (sem os cobrir), apenas a água suficiente para os deixar húmidos.
Vá repetindo este processo (escorrer a água, lavar os grãos, deitar um pouco de água) 2 a 3 vezes por dia até que os grãos comecem a germinar.
Quando os grãos começarem a germinar, escorra de novo a água, e cubra os grãos com as 3 xícaras de água.
Quando a água começar a ficar um pouco branca e a soltar bolhinhas de ar, o rejuvelac está pronto.
Deita-se agora o líquido para outro frasco (sem os grãos) e feche-o com um tampa. Pode guardá-lo no frigorífico por 2 semanas
Os grãos que sobraram poderão ser utilizados para fazer um novo rejuvelac (Só aconselho a utilizar os grãos duas vezes).

NOTAS:
  • Eu aconselho o uso de quinoa pois esta é extremamente rápida a germinar e a fazer o rejuvelac. Outros grãos integrais podem igualmente ser utilizados mas demorarão mais.
  • Durante todo o processo é necessário deixar o frasco com os grãos e a água a temperatura ambiente e tapados para não apanhar pó. (Não feche o frasco, coloque apenas uma gaze ou guardanapo a tapar).
  • Só quando a bebida estiver pronta é que se guarda no frigorífico.
  • Se começarem a aparecer partes escuras ou o rejuvelac começar a cheirar a podre, deite imediatamente fora e faça de novo todo o processo. (Isto nunca me aconteceu, mas fica o aviso).
  • O rejuvelac tem um sabor um pouquinho ácido, tem um cheiro fresco e é uma bebida transparente esbranquiçada. (Faz-me lembrar água de coco).

Esta bebida será necessária para fazer alguns queijos vegetais que partilharei aqui no blog. Sem ela os queijos não irão fermentar e desenvolver o sabor "a queijo".

Sem comentários:

Enviar um comentário